terça-feira, 5 de março de 2013

Questões comentadas

20.

Em sorologia, as reações de aglutinação direta são de interação entre antígenos e anticorpos que acontecem in vitro, quando os antígenos são particulados. As reações de floculação são reações de aglutinação, em que os aglomerados formados são pequenos, com necessidade de visualização microscópica. As reações de imunofluorescência indireta têm por princípio a utilização de substâncias fluorescentes (fluorocromos) que, ao serem conjugadas com os anti-anticorpos, tornam a reação fluorescente, quando estas se ligam ao antígeno ou ao anticorpo pesquisado e são visualizadas em microscópio de imunofluorescência. As reações de ensaio imunoenzimático são reações que têm por princípio a utilização de substratos e enzimas que produzem um produto colorido e insolúvel. São exemplos de reação de aglutinação direta, reação de floculação, reação de imunofluorescência indireta e reação de ensaio imunoenzimático, respectivamente,

A) VDRL, Tipagem sanguínea, ELISA para anti-HIV e IFI para T. cruzi.
B) ELISA para T. cruzi, IFI para HIV, Tipagem sanguínea, VDRL.
C) Tipagem sanguínea, IFI para Sífilis, VDRL, ELISA para Toxoplasmose.
D) Tipagem sanguínea, VDRL, IFI para T. cruzi, ELISA para anti-HIV.

A alternativa correta é a D, pois a Tipagem sanguínea é uma reação de aglutinação direta que decorre da ligação entre o Anticorpo e o Antígeno particulado; A reação de floculação ocorre quando a interação direta de anticorpos específicos com o antígeno leva à formação de grumos em meio fluido, detectáveis à microscopia óptica, como exemplo temos o VDRL para detectar a Sífilis; A reação de Imunofluorescência indireta utiliza antígenos fixados em uma lâmina para detecção de anticorpos no soro do paciente, como exemplo temos a IFI para detectar T. cruzi; o ELISA para anti-HIV é um método para quantificar anticorpos específicos ao vírus HIV.



22. Analise as proposições descritas abaixo referentes à coleta de urina de 24 horas.

I. O indivíduo deve seguir a alimentação normal. CORRETO
II. Pela manhã do primeiro dia, ao acordar, deve esvaziar completamente a bexiga, colocando esta urina em frascos fornecidos pelo laboratório. INCORRETO
A primeira urina da manhã não deve ser utilizada na coleta, começa a contar a hora a partir da primeira urina desprezada e enche todo o frasco durante 24 horas.
III. Após 24 horas exatamente, deve colher toda a urina e juntar com as outras. CORRETO
IV. Deve enviar metade do volume de urina coletado do laboratório, imediatamente. INCORRETO
O volume a ser enviado para o laboratório deve ser total e não somente a metade.

Com base nas informações acima, assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
A) Apenas I, II e IV.
B) Apenas I e III.
C) Apenas I, II e III.
D) Apenas II e III.

31)

As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos. Os principais agentes bacterianos causadores da meningite bacteriana são: Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae. Quanto aos meningococos, assinale a alternativa INCORRETA.


(A) São cocobacilos gram-negativos. INCORRETA
Os meningococos (Neisseria meningitidis), são diplococos gram-negativos.
(B) São de grande importância clínica, pois são os agentes etiológicos causadores da meningite meningocócica. CORRETA
(C) São classificados em sorotipos por seus antígenos polissacárides capsulares. CORRETA
(D) Nas meningococcemias ocorrem lesões vasculares devido à presença de endotoxinas bacterianas. CORRETA

38.

No esquema ilustrado a seguir, o soro do paciente foi incubado com o antígeno do vírus da dengue. Pode-se observar ainda análise positiva e negativa para a doença.



Disponível em: Acesso em: 27 fev. 2012.

O teste utilizado para obtenção desses resultados foi:
(A) Imunofluorescência indireta.
(B) Imunoensaio enzimático.
(C) Imunoblot.
(D) Inibição de hemaglutinação.

A alternativa correta é a D, devido a Inibição da hemaglutinação ser uma técnica utilizada para detectar pequena quantidade de antígeno na qual o antígeno homólogo inibe a aglutinação de eritrócitos ou outras partículas revestidas com antígenos, pelo anticorpo específico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário