quinta-feira, 21 de março de 2013

Questões comentadas do SABI

Questão 13) A bioética tem o dever de guiar os profissionais da área da saúde, sendo que, a mesma gira em torno de alguns princípios. Através desses princípios coloque o melhor termo no espaço a baixo.
“Homem com 82 anos de idade, lúcido e ativo, procura atendimento, queixando-se de fraqueza e fadiga, vômito com sangue e perda de peso não intencional. Durante exames é detectado câncer de estômago em estágio avançado. Filha pede ao médico que não informe ao paciente o diagnóstico, pois conhece bem o pai e sabe que a notícia vai apressar a morte dele”
Como à equipe deve agir? desrespeitar a __________________ do paciente, correndo o risco legal de omissão da verdade.
Ou
“Ao realizar uma operação, cirurgião percebe que a obstrução que culminou no procedimento decorre de esquecimento de compressa na cavidade abdominal de paciente, em cirurgia anterior. Limita-se a jogar o “corpo estranho” no lixo, sem dizer nada. Ao recolher o material desprezado, circulante de sala percebe que há onze compressas, sendo que a operação começara apenas com dez.”
Como a equipe deve agir? O profissional tem que agir com_________________ ao paciente e revelar ao mesmo o erro, submetendo o paciente a nova cirurgia!

Marque a melhor opção que encaixa nos relatos acima.
a. Beneficência e justiça.
b. Justiça e não autonomia.
c. Não maleficência e autonomia.
d. Autonomia e beneficência.
e. Não autonomia e justiça.

Comentário sobre a questão:

A resposta correta é a letra D, pois, sabemos que os princípios da bioética são: Beneficência, Autonomia, Justiça e Não maleficência.
Diante disso no primeiro caso a melhor alternativa é a autonomia, sendo que, mesmo sendo a vontade da filha do paciente em estágio terminal de câncer, o médico (profissional da saúde) não deve infligir às regras de sua ética profissional. O profissional não pode correr o risco legal de omissão da verdade.
No segundo caso a melhor alternativa é a beneficência, pois o profissional da área teve um ato falho por falta de responsabilidade ou até mesmo pela culpabilidade (Imperícia, Imprudência, Negligência). Mas sabemos que todo profissional da saúde tem que agir com maximização do beneficio e revelar ao paciente o erro acontecido, sugerindo uma solução ao caso, diminuindo o risco de eventual prejuízo. Promover o bem, para a prevenção e eliminação de danos.

Questão 14) O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) institui o Código de Ética, sabendo que o profissional Biomédico, pela sua natureza em cuidar do interesse da saúde humana e animal, norteia seus princípios sempre na busca da verdade real, jamais deixando-se aniquilar por atos que não sejam fiéis ao seu juramento. Diante disso, no Capitulo II do código de ética dos biomédicos que, trata dos Deveres Profissionais do Biomédico onde obriga-se Biomédico à:
Marque apenas a resposta errada.

a. Zelar pela existência, fins e prestígio dos Conselhos de Biomedicina, dos mandatos e encargos que lhe forem confiados e cooperar com os que forem investidos de tais mandatos e encargos.
b. Respeitar as leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão.
c. Guardar sigilo profissional.
d. Exercer a profissão com zelo e honestidade, observando as prescrições legais.
e. Poder pagar uma vez atrasado as contribuições devidas ao Conselho.

Comentário sobre a questão:
É muito importante que todo profissional da área da saúde saiba e entenda sobre seu código de ética específico. Sendo assim, o profissional Biomédico tem o dever de entender os principais tópicos de como atuar no exercício da profissão.
No capitulo II - Deveres Profissionais do Biomédico. Sendo que, no artigo 4 obriga-se o biomédico a:
1. Zelar pela existência, fins e prestígio dos Conselhos de Biomedicina, dos mandatos e encargos que lhe forem confiados e cooperar com os que forem investidos de tais mandatos e encargos.
2. Respeitar as leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão.
3. Guardar sigilo profissional.
4. Exercer a profissão com zelo e honestidade, observando as prescrições legais.
5. Pagar em dia as contribuições devidas ao Conselho.
Além de outras obrigações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário