segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Meios de cultura

informações sobre alguns meios de cultura disponíveis no comércio.

ÁGAR CLED
Meio de cultura em placa Cistina Lactose Eletrólito Deficiente para semeadura de urina
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O meio de cultura CLED (Cistina Lactose Eletrólito Deficiente) tem por finalidade isolar, quantificar e identificar presuntivamente os principais uropatógenos. A quantidade restrita de eletrólitos previne o crescimento em véu (swarming) típico de algumas cepas de Proteus mirabilis. Bactérias que fermentam a lactose diminuem o pH do meio produzindo colônias amarelas, enquanto as colônias lactose-negativas se apresentam azul-esverdeadas (semelhantes à coloração original do meio).

ÁGAR CHOCOLATE SUPLEMENTADO
Meio de cultura para isolamento de bactérias exigentes
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Meio de cultura rico, adicionado de sangue de cavalo desfibrinado estéril em temperatura adequada para lise das hemácias e liberação de componentes essenciais para cultivo e isolamento de microrganismos fastidiosos. Além destes fatores naturais do sangue, é adicionado ao meio o suplemento VX para otimizar a recuperação de bactérias exigentes e/ou estressadas. É portanto indicado principalmente para isolamento de neisserias e hemófilos presentes em amostras não potencialmente contaminadas, como líquido cefalorraquidiano e outros líquidos corporais normalmente estéreis, e caldos de hemocultivo onde foi detectada evidência de crescimento bacteriano.

ÁGAR ENTÉRICO DE HEKTOEN
Meio de cultura seletivo diferencial para isolamento de enterobactérias em coprocultura
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O ágar entérico de Hektoen tem por finalidade isolar os principais microrganismos gram-negativos enteropatogênicos, especialmente as enterobactérias Salmonella e Shigella de amostras de fezes. Também permite visualizar a fermentação da lactose por enterobactérias, possibilitando sua divisão em dois grupos: fermentadores da lactose (p.ex.: coliformes) e não fermentadores da lactose (p.ex.: Salmonella e Shigella). O meio contém também os carboidratos sacarose e salicina, que são fermentados mais facilmente que a lactose, agilizando a diferenciação das bactérias fermentadoras. A produção de gás sulfídrico é evidenciada pela presença de citrato férrico amoniacal e tiossulfato de sódio no meio, produzindo coloração negra no centro das colônias de enterobactérias produtoras de H2S.

AGAR MACCONKEY
Meio de cultura para isolamento de bactérias gram-negativas
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O ágar MacConkey tem por finalidade isolar e diferenciar os principais microrganismos gram-negativos encontrados nas diferentes amostras clínicas e ambientais, especialmente as enterobactérias isoladas de urina e fezes, bem como de água, alimentos, produtos Farmacêuticos e cosméticos. O meio contém cristalvioleta e sais biliares para inibir microrganismos gram-positivos e favorecer o crescimento de gram-negativos. A presença de lactose permite a diferenciação inicial das bactérias isoladas em fermentadoras e não-fermentadoras da lactose, útil para o reconhecimento de coliformes e enteropatógenos como Salmonella e Shigella.

ÁGAR MANITOL
Meio de cultura seletivo para isolamento de estafilococos patogênicos
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O ágar manitol contém alta concentração de sal, o que inibe o crescimento da maioria das bactérias, com exceção dos estafilococos. Staphylococcus aureus cresce de maneira excelente neste meio, produzindo colônias com zonas amarelas devido à fermentação do manitol. Estafilococos coagulase-negativos (não patogênicos) produzem colônias pequenas sem mudança de coloração do meio ao redor.

ÁGAR THAYER MARTIN
Meio de cultura para isolamento de espécies patogênicas de Neisseria
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O ágar Thayer Martin (TM) tem por finalidade isolar neisserias patogênicas, especialmente Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidis, a partir de amostras clínicas contendo microbiota mista. O meio possui antibióticos capazes de inibir o desenvolvimento de bactérias contaminantes bem como de neisserias saprófitas. O suplemento seletivo adicionado ao meio é constituído de vancomicina (ativo contra bactérias gram-positivas), colistina (inibidor de bactérias gramnegativas) e nistatina (antifúngico).

Fonte: Newprov

Nenhum comentário:

Postar um comentário