segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

2⁰ Ciclo de Bioatualidades e Outras Culturas

Data: 20 a 24 de maio Horário: 19h às 22h30min
A educação vem sofrendo mudanças, adotando diretrizes que privilegiam a formação do cidadão-biomédico em lugar do técnico-biomédico. Além da preocupação técnica e visão de progresso, tende a se preocupar com as questões humanísticas, vislumbrando a formação de cidadãos-profissionais preocupados com as questões sociais e ambientais, em que o técnico articula-se com o humano e o social. As propostas curriculares não devem se pautar somente pela transmissão de conhecimentos em grande quantidade, mas pela criação de conhecimento, aquisição de habilidades e valores de qualidade para o homem que se deseja formar.
A renovação pedagógica consiste numa mudança de mentalidade sobre seu papel como docente ou formador, por isso SEJA UM PROFESSOR EDUCADOR QUE VAI COLABORAR PARA QUE AQUELE JOVEM APRENDA A SER UM PROFISSIONAL COMPETENTE E COMPROMISSADO COM O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE EM QUE VIVE.

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O CICLO DE BIOATUALIDADES E OUTRAS CULTURAS
Os alunos deverão montar uma apresentação de 25 minutos sobre o tema do seu grupo e o professor tutor deverá orientá-los na execução. Esses temas são cobrados nas questões de formação geral do ENADE e a coordenação junto com o NDE (Núcleo docente estruturante) definiu esse 2° Ciclo de Bioatualidades e Outras Culturas como uma forma de trabalhar com esses conteúdos.

A apresentação deverá ser realizada em Power-point usando artigos científicos como referência.

Os tutores deverão encaminhar para a coordenação a composição de cada grupo e os subtemas para que seja feito as fichas de avaliação até o dia 30 de abril de 2013.
Serão distribuídos 10 pontos para todas as disciplinas que serão avaliados da seguinte forma:

Apresentação do tema – valor 4 pontos (todos os alunos do grupo deverão saber o trabalho, haverá um sorteio na hora para definir quem irá apresentar o trabalho). A nota do grupo será dada pela apresentação desse aluno. Caso os demais alunos do grupo queiram complementar, isso poderá ser feito, não podendo o aluno iniciar a apresentação novamente. Haverá uma banca avaliadora composta por professores do curso de Biomedicina, os quais julgarão a estrutura dos slides, o conteúdo e a apresentação. O CD com as apresentações dos grupos de cada período deverá ser entregue antes na coordenação (até o dia 15 de maio de 2013). Quem não entregar na data, não poderá exibir os slides, porém poderá apresentar o trabalho.

Presença - valor 2 pontos - Será passado uma lista de presença em qualquer horário dos dias de apresentação, para obter nota, o aluno deverá ter 100% de frequência nos dias de realização do 2° Ciclo de Bioatualidades e outras culturas. A lista será passada uma vez e se o aluno não estiver presente não poderá assinar.

Relatório – valor 2 pontos. O aluno deverá entregar uma resenha sobre qualquer um dos temas apresentados no 2° Ciclo de Bioatualidades, exceto o tema que foi apresentado pelo seu grupo. A resenha deverá ter no máximo 500 caracteres. O relatório deverá ser entregue pelo representante de cada sala (todos os trabalhos), no dia 3 de junho de 2013.

Simulado – valor 2 pontos. Haverá um simulado com questões (20) sobre o Ciclo de Bioatualidades e outras culturas que será aplicado no dia 24 de maio de 2013, no horário das 21h às 22h30min da sexta-feira. O aluno que não estiver presente não poderá fazer o simulado em outra data.

Temas Gerais e Tutores por período:
Atenção: o número de grupos não poderá sofrer alteração por período
1° período – 4 grupos – Professora tutora: MSc. Vanusa Alves Viana (número de alunos: XX )
Temas:

1- Arte, cultura e filosofia
2- Mapas geopolíticos e socioeconômicos
3- Globalização
4- Relações de gênero

2° período – 4 grupos –Professores tutores: MSc. Claudiney Rocha Candido e Dra. Hosana Maciel Velani (número de alunos: 21 )
Temas:

1- Ecologia
2- Biodiversidade

3° período – 6 grupos – Professor tutor: MSc. Leider Roberto Bento Teixeira (número de alunos: 46) e MSc. Rafael Quirino Moreira
Temas:

1- Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão
2- Exclusão e minorias
3- Redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor

4° período – 2 grupos – Professores tutores: MSc. Claudiney Rocha Candido e Ana Paula de Souza Paixão (número de alunos: 14)
Temas:

1- Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável (Claudiney)
2- Terrorismo (Ana Paula)

5° período – 3 grupos – Professor tutor: Esp. Helton Resende Silva (número de alunos: 16)
Temas:

1- Avanços tecnológicos
2- Inclusão e exclusão digital
3- Propriedade intelectual

6° período – 2 grupos – Professoras tutoras: MSc. Laura Fontes Tomaz Finotti (número de alunos: 11)
Temas:

4- Violência
5- Relações de trabalho

7° período – 3 grupos – Professora tutora: Esp. Camila Garcia Moschiar Canevarolo (número de alunos: 19)
Temas:

1- Vida urbana e rural
2- Democracia e cidadania
3- Mídias e tratamento da informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário