quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Anticoagulantes


São substâncias que evitam a coagulação do sangue.
Os tubos estão disponíveis em uma variedade de tipos e tamanhos. As tampas coloridas demonstram claramente qual o anticoagulante contido no tubo, ou se não há anticoagulante.




A escolha do anticoagulante e da sua quantidade é importante. Escolhido impropriamente interfere com as investigações bioquímicas como o EDTA potássico na dosagem do potássio e o oxalato de amônio na dosagem da uréia. O excesso de anticoagulante líquido dilui o sangue interferindo nas determinações quantitativas.
Alguns anticoagulantes se prestam melhor à hematologia pelas suas propriedades conservadoras da morfologia celular e dos componentes do plasma, especialmente os fatores da coagulação.
O EDTA é o anticoagulante mais utilizado para a rotina hematológica pois, respeitada a proporção de 0,1 mL de EDTA para 5 mL de sangue e a adequada refrigeração da amostra, não acarreta em alterações na morfologia celular. Este anticoagulante reage através de seus dois radicais ácidos com o cálcio plasmático, formando um quelato, tornando-se insolúvel.
O Fluoreto de sódio é o anticoagulante indicado para determinação da glicose, impedindo o metabolismo deste açúcar pelas hemácias e leucócitos, através da inibição in vitro de enzimas da via glicolítica destas células. Embora não seja exatamente uma substância anticoagulante, ao quelar o cálcio plasmático, leva à formação de sais insolúveis, o que impede a formação de coágulos. Não é indicado para a realização do hemograma.
A Heparina ativa a antitrombina III, que então inibe a atividade de diversos fatores da coagulação, incluindo a trombina, tendo atividade anticoagulante por no máximo oito horas. Não é indicado para realização de hemograma, pois altera características morfológicas e coloração dos leucócitos com os corantes de rotina e permite a formação de agregados plaquetários. O plasma heparinizado serve para a realização da gasometria e para algumas dosagens bioquímicas.
O Citrato de sódio é quelante de cálcio, formando sais insolúveis. Utilizado para testes de coagulação, nos quais se adiciona cálcio ao plasma para permitir a atividade das enzimas da coagulação. Devido à sua baixa toxicidade, é indicado como anticoagulante para transfusões.
O tubo sem anticoagulante serve para obtenção de soro sanguíneo, amostra utilizada na maioria das determinações bioquímicas e também em testes sorológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário