segunda-feira, 13 de maio de 2013

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

ENFERMAGEM + BIOMEDICINA + FARMÁCIA
"O enfermeiro tem importância fundamental para uma instituição de saúde porque ele é a tradução e a realização de todo o cuidado ministrado a cada paciente. A Semana Acadêmica de Enfermagem é importante para transparecer o profissional que está por trás desse cuidado, evidenciando à comunidade não só o nosso papel executor mas, principalmente, o nosso papel gerenciador. O papel do enfermeiro na semi-intensiva é o gerenciamento do atendimento global ao paciente. Por exemplo, a identificação de riscos, o planejamento de cuidados, o conforto, a terapia medicamentosa, o auxílio à reabilitação e o monitoramento dos dispositivos de cada um deles, como cateteres e sondas, fazem parte da prática profissional do enfermeiro. Construímos tudo para que o paciente seja bem atendido em todos os aspectos".
"O biomédico é importante para a qualidade dos processos. Temos que fornecer exames de imagem de qualidade para que o médico possa dar um laudo adequado ao paciente. Nos laboratórios, o biomédico é quem faz a análise das amostras. É um profissional com formação capaz de assimilar as novas tecnologias de análise do corpo humano, que englobam cada vez mais um número maior de modalidades, como anatomia, patologia e bioquímica".
Integração com enfermeiros – "É uma relação muito próxima, porque precisamos da assistência fornecida pelos enfermeiros aos pacientes para a obtenção das informações que pautam o nosso trabalho. São eles que preparam os pacientes para os exames. Nós ensinamos o que é necessário para cada exame e eles nos ensinam a lidar com os pacientes".
"O farmacêutico é importante porque garante a segurança dos pacientes por meio da dispensação e da dose corretas, no horário certo, para o paciente correto. Até chegar à enfermagem, somos nós quem controlamos esse fluxo".
Integração com enfermeiros – "Trabalhamos muito juntos, tanto que o posto de trabalho da farmácia clínica é na ala de enfermagem. O enfermeiro confere, junto com a gente, a terapia medicamentosa. O mais importante é que essa relação próxima traz segurança para o paciente nesse processo de medicamentos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário