segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Teste NGAL amplia conhecimento sobre disfunções renais

A evolução das doenças renais depende diretamente de seu reconhecimento precoce e da instituição de medidas terapêuticas adequadas. Diante das limitações dos testes de função renal tradicionalmente utilizados, é fundamental que marcadores mais precoces sejam pesquisados e testados em diferentes cenários clínicos.

Atento a esta necessidade, o Hermes Pardini oferece o teste NGAL - Lipocalina Associada à Gelatinase Neutrofílica, que é realizado a partir da coleta de amostra simples de urina. Se coletado em uma de nossas 40 unidades na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), o resultado é liberado em até 32 horas, após entrada do material em nossa área técnica. O exame também está disponível para nossos laboratórios conveniados, em todo o Brasil.

A proteína NGAL

NGAL é uma proteína da superfamília das lipocalinas originalmente identificada em neutrófilos, mas também expressa em diversas outras células. Estudos indicam que ela participa da morfogênese renal e pode apresentar papel biológico protetor em órgãos maduros, surgindo precocemente após lesão renal isquêmica ou nefrotóxica.

A expressão de NGAL é induzida em células epiteliais lesadas, promovendo um aumento da resposta proliferativa que resulta em reepitelização tubular. Vários trabalhos sugerem a utilização da dosagem de NGAL na urina como marcador mais precoce de Injúria Renal Aguda (IRA) que a creatinina. Além disso, a NGAL está sendo extensivamente pesquisada em outras situações clínicas, como doenças cardiovasculares e evidências sugerem que ela possa exercer um papel importante na Doença Renal Crônica (DRC), sendo sua relação com a progressão da doença alvo de estudos recentes.

Serviço

Exame: NGAL.
Mmnemônico: NGAL
Material: jato médio de urina.
Valor: R$289,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário