O Conselho Federal aprova resoluções importantes para os biomédicos:
Em duas Resoluções aprovadas recentemente e já publicadas, o Conselho Federal de Biomedicina atendeu a antigos anseios da Categoria. Com dois Artigos, a Resolução 245 de 19 de Setembro de 2014 dispõe sobre a atribuição do Profissional Biomédico na área de Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório.
Art. 1º -- É atribuição dos Profissionais Biomédicos, atuar sob supervisão médica no Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório, operando equipamentos específicos para a atividade e utilizando métodos eletrofisiológicos como eletroencefalografia (EEG), eletromiografia (EMG) e potenciais evocados para monitorar a integridade de estruturas neurais específicas durante as cirurgias; Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais".
Art. 2º -- O exercício da atividade profissional para o Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório requer curso de especialização, devidamente registrado e aprovado pelo Ministério da Educação, cujas disciplinas mínimas são: Neuroanatomia, Neurofisiologia,Neuropatologia básica e avançada, Teoria das Técnicas Cirúrgicas, Tecnologias aplicadas à atividade e estágio prático em serviços de Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório devidamente registrados nos conselhos de fiscalização profissional e Vigilância Sanitária".
A Resolução nº 246, de 10 DE NOVEMBRO DE 2014 tem 10 Artigos, que atendem a necessidade de disciplinar outorga de homenagens, concessão do mérito biomédico e de diploma de tempo de serviço prestado.
Art. 1º "Aprovar "ad referendum" do Plenário, o regulamento da Comenda do Mérito Biomédico de de Diploma de Tempo de Serviço Prestado".
Art. 2º - A Comenda do Mérito Biomédico será concedida: a) Aos Biomédicos inscritos no CRBM que tenham prestado notáveis serviços ao País, no exercício da profissão; b) Às autoridades Brasileiras dos Poderes da República e cidadãos que prestaram relevantes serviços a profissão da Biomedicina; c) Às autoridades e cidadãos estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços à Biomedicina; d) Às instituições nacionais ou estrangeiras que se destacaram na Biomedicina.
Art. 3º- Diplomas de tempo de serviço prestado à Biomedicina; e determina: a)Será concedido na forma de certificado de bons serviços prestados a Biomedicina para Conselheiros, delegados, assessores , funcionários de Conselhos, Associações e Sindicatos que prestarem bons serviços a Biomedicina por: 10 anos certificado Bronze; 20 anos certificado Prata e por 30 anos certificado Ouro; 40 anos certificado Diamante. (estas indicações serão fornecidas pelo respectivo CRBM)
Art. 4º - A insígnia da Comenda é constituída de uma medalha com emblema do CFBM e as inscrições: "Mérito Biomédico" e "República Federativa do Brasil", e para o diploma de Tempo de Serviço um certificado.
Art. 5º - Na condecoração será expedido o "Diploma do Mérito BIOMÉDICO" e registrado em livro próprio.
Art. 6º - As indicações e aprovação serão feitas pelo plenário do CFBM.
Art. 7º - A entrega do Mérito Biomédico será feita em solenidades agendadas pelo CFBM, no dia do Biomédico ou em Congressos da Categoria.
Art. 8º- Trata do critério para concessão da Ordem; 1) Ser indicado por um dos Conselheiros do CFBM; 2) Se for biomédico, estar inscrito no CRBM, não ter processo ético e estar adimplente; 3) Ter aprovação pela maioria do plenário, com voto minerva do presidente; 4) Biomédicos que atingirem destaques em suas funções como por exemplo: Reitor, Pró-reitor, Coronel, Superintendente, Diretor de Hospital, Secretário Estadual, Secretário Municipal, Vereador, Prefeito, Deputado, Ministro; 5) Na sede do CFBM será mantido um livro com registros dos agraciados por ordem cronológica com os seus respectivos dados, sob responsabilidade do secretário do CFBM.
Art. 9º - O Diploma será confeccionado com fundo do CFBM, e a Medalha de um lado escrito Mérito Biomédico com símbolo do CFBM e de outro o símbolo da República, confeccionada em latão e folhada a ouro, juntamente com cordão verde e amarelo.
Art. 10º - A medalha será confeccionada em forma redonda de um lado as designações do Conselho Federal de Biomedicina - Mérito Biomédico e do outro as armas da República, juntamente com a medalha será entregue um diploma ao agraciado.
Assinadas pelo Presidente do CFBM Silvio José Cecci, e pelo Secretário Geral Dácio Eduardo Leandro Campos, as Resoluções foram publicadas no último dia 18 de novembro no Diário Oficial da União.
Nenhum comentário:
Postar um comentário