32
Um paciente do sexo masculino, com 14 anos, sentiu-se mal e foi levado à emergência do hospital. O paciente mostrava uma queda no estado geral, cefaléia intensa, vômitos sem náuseas e, ao exame físico, presença de sinais meníngeos. Realizada punção lombar, que mostrou líquor hipertenso e turvo. Exame quimiocitológico: 1250 células com 95% de neutrófilos; 15 mg/DL de glicorraquia e 345 mg/DL de proteínas. A bacterioscopia mostrou a presença de diplococos gram-negativos. Assinale a alternativa correta, em relação ao caso acima.
Comentário:
A alta prevalência de neutrófilos (95%) no líquor sugere uma infecção bacteriana aguda, o que juntamente com a glicorraquia (concentração de glicose no líquor) baixa (<40 mg/dl) e à alta concentração de proteínas no líquor sugerem meningite bacteriana. A bacterioscopia mostrou a presença de diplococos gram-negativos, características da Neisseria meningitidis, portanto se trata de uma meningite meningocócica.
Alternativas:
letra A) Os exames solicitados estão aquém do necessário para estabelecer uma conduta terapêutica segura.
FALSO. Os exames permitem concluir que a causa é uma meningite meningocócica.
letra B) Se a bacterioscopia mostrasse a presença de diplococos gram-positivos, o diagnóstico seria de meningite por H. influenzae.
FALSO. H. influenzae é um cocobacilo gram-negativo.
letra C) A cito-química do líquor é característica das meningites bacterianas e a bacterioscopia sugere o diagnóstico de meningite pneumocócica.
FALSO. A bacterioscopia detectou a presença de diplococos gram-negativos, e a meningite pneumonócica é causada principalmente pelo Streptococcus pneumoniae, uma bactéria gram-positiva.
letra D) As alterações do líquor são características das meningites bacterianas e a bacterioscopia sugere o diagnóstico de meningite meningocócica.
CORRETO.
Questão comentada pelo Professor Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário