quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Questões comentadas
A fenilcetonúria (PKU) é um erro inato do metabolismo que compromete a vida da criança quando não for diagnosticada em exames de triagem neonatal. Leia as afirmativas abaixo sobre PKU:
I. Crianças com PKU possuem deficiência na enzima fenilalanina hidroxilase
II. A função da fenilalanina hidroxilase é transformar o aminoácido tirosina em fenilalanina
III. Crianças com PKU possuem níveis elevados de tirosina no sangue
IV. O teste do pezinho é usado para detecção de PKU em neonatos
V. Retardo mental e motor são complicações do portador de PKU não-tratado
Estão corretas as afirmativas:
A) I, II, IV
B) I,III,V
C) I, III,IV
D) I, II,V
E) I, IV,V
Resposta correta é a letra E.
A função da enzima fenilalanina hidroxilase é transformar a fenilalanina em tirosina. A baixa atividade desta enzima, resulta em níveis elevados de fenilalanina no sangue. Por isso, os fenilcetonúricos não devem ingerir alimentos ricos em fenilalanina.
Questão 28:
Sobre os ácidos graxos essenciais é correto afirmar:
A) Ácido oléico e linoléico não são sintetizados pelo organismo, são encontrados somente em óleos vegetais
B- Ácido linoléico (ômega-6) e linolênico (ômega-3) devem ser ingeridos de fontes externas como óleos vegetais e peixes, porque previnem doenças cardiovasculares
C- Ácido oléico e linoléico são sintetizados pelo organismo e previnem doenças cardiovasculares
D- Ácido linoléico e linolênico são sintetizados pelo organismo, previnem doenças cardiovasculares
E- Ácido linoléico e linolênico, ambos chamados de ômega 6 são sintetizados pelo organismo, previnem doenças cardiovasculares
A resposta correta é a B:
Ácidos graxos essenciais são aqueles que nosso organismo não sintetiza. Os ácidos graxos linoléico (ômega-6) e linolênico (ômega-3) são essenciais, estão presentes em óleos vegetais e alguns peixes. A presença desses ácidos graxos na alimentação reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, atuando como preventivos de doenças cardiovasculares.
Questão 29:
Leia com atenção as assertivas abaixo:
I. O colesterol por ser muito hidrofóbico circula no plasma sanguíneo em associação com as apoproteínas (Apo-CII, Apo-E), originando as lipoproteínas VLDL, LDL e HDL.
PORQUE
II. Indivíduos que possuem hiperlipidemia tipo I, possuem níveis elevados de triglicerídeos no sangue (hipertrigliceridemia).
Marque a alternativa correta acerca das asserções acima:
(A) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira
(B) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa
(C) As duas asserções são proposições falsas
(D) A primeira asserção é uma proposição falsa, mas a segunda justifica a primeira
(E) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira
A resposta correta é a letra A:
As duas assertivas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira, porque: A hipertrigliceridemia é uma dislipidemia do tipo I, onde os níveis de triglicerídeos no sangue estão sempre elevados. Este fato não se correlaciona com o colesterol.
CICLO DE BIOATUALIDADES E OUTRAS CULTURAS
No Ciclo de Bioatualidades e Outras Culturas são trabalhados os componentes de Formação Geral, os quais são determinados pelo INEP, sendo eles:
I - ecologia;
II - biodiversidade;
III - arte, cultura e filosofia;
IV – mapas geopolíticos e socioeconômicos;
V - globalização;
VI - políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa,
desenvolvimento sustentável;
VII - redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor;
VIII – sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão;
IX - exclusão e minorias;
X – relações de gênero;
XI - vida urbana e rural;
XII - democracia e cidadania;
XIV - violência;
XV - terrorismo;
XVI - avanços tecnológicos;
XVII - inclusão/exclusão digital;
XVIII - relações de trabalho;
XIX - tecnociência;
XX - propriedade intelectual;
XXI - mídias e tratamento da informação.
Os temas gerais são os mesmos do semestre passado, porém os temas específicos que devem ser trabalhados devem ser diferentes, e por isso, cada turma tem o seu tutor para orientá-los na escolha e execução do subtema.
Como explicado no post abaixo, TODOS OS ALUNOS DO CURSO DEVEM TRABALHAR TODOS OS TEMAS, para não ficar sobrecarregado e repetido ao longo do curso, o NDE dividiu os temas por período, deixando para o tutor junto com o grupo definir o subtema e apresentá-lo da melhor forma.
Pensando em ajudá-los o curso de Biomedicina com a colaboração da Professora Laura, criaram o blog de Bioatualidades e Outras Culturas, local onde serão publicados os assuntos de formação geral do ENADE, textos para ajudarem a trabalhar esses assuntos de uma forma clara e local para que os alunos possam publicar os seus trabalhos desenvolvidos no Ciclo de Bioatualidades e Outras Culturas (recebendo para isso um certificado de apresentação de trabalhos online). Com isso, os alunos aprendem, criam o hábito da leitura, da escrita de artigos e melhoram o seu currículo, pois recebem um certificado de tal atividade. Cada aluno (grupo) pode decidir se quer apresentar um artigo ou não ( dessa forma podemos incentivar todos e mostrar uma parte de como funciona o trabalho científico).
Divulgue entre os seus colegas, o blog de Bioatualidades e Outras Culturas e aproveite mais essa oportunidade de adquirir conhecimentos e saia na frente de seus concorrentes (PROCURE SEMPRE SER O MELHOR, QUE O SUCESSO PROFISSIONAL SERÁ CONSEQUÊNCIA DISSO).
Qualquer informação, envie um e-mail para coordenacaobiomedicinaunipac@hotmail.com
SABI e CICLO DE BIOATUALIDADES - o porquê desses processos avaliativos
Alguns alunos questionam o porque da aplicação do SABI e o porque da realização do Ciclo de Bioatualidades e Outras Culturas, dessa forma resolvemos mais uma vez esclarecer essa dúvida.
O ENADE, exigência do INEP ( Instituto Nacional de Estudos E Pesquisas Educacionais) e parte integrante do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior),tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.
A prova do Enade avalia os componentes de formação geral comum aos cursos de todas as áreas e os componentes específicos da área de Biomedicina.
No componente de Formação Geral será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Além do domínio de conhecimentos e de níveis diversificados de habilidades e competências para perfis profissionais específicos, espera-se que os graduandos das Instituições de Ensino Superior (IES) evidenciem a compreensão de temas que possam transcender ao seu ambiente próprio de formação e sejam importantes para a realidade contemporânea. Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas.
§ 1º As questões do componente de Formação Geral versarão sobre alguns dentre os
seguintes temas:
II - biodiversidade;
III - arte, cultura e filosofia;
IV – mapas geopolíticos e socioeconômicos;
V - globalização;
VI - políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa,
desenvolvimento sustentável;
VII - redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor;
VIII – sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão;
IX - exclusão e minorias;
X – relações de gênero;
XI - vida urbana e rural;
XII - democracia e cidadania;
XIV - violência;
XV - terrorismo;
XVI - avanços tecnológicos;
XVII - inclusão/exclusão digital;
XVIII - relações de trabalho;
XIX - tecnociência;
XX - propriedade intelectual;
XXI - mídias e tratamento da informação.
Para trabalhar esses conteúdos em sala durante o semestre letivo, o NDE (Núcleo Docente Estruturante), grupo de professores que sugere, vota e apoia as atividades do curso, instituíram o CICLO DE BIOATUALIDADES E OUTRAS CULTURAS, com o intuito de preparar os alunos para essa avaliação ao longo do curso.
A prova do Enade, no componente específico da área de Biomedicina, tomará como referencial os conteúdos teóricos e práticos descritos a seguir:
I - Ciências Exatas - abordagens, processos e métodos físicos, químicos, matemáticos, estatísticos e de bioinformática como suporte à Biomedicina;
II - Ciências Biológicas e da Saúde – bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioquímicos, parasitológicos, microbiológicos, imunológicos e genéticos em todo desenvolvimento do processo saúde-doença, inerentes à Biomedicina;
III - Ciências Humanas e Sociais – as diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais e conteúdos envolvendo a comunicação, a informática, a economia e gestão administrativa em nível individual e coletivo;
IV - Ciências da Biomedicina – processos relacionados à saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia, genética, biologia molecular, eco-epidemiologia das condições de saúde e dos fatores predisponentes à doença e serviços complementares, incluindo-se o diagnóstico laboratorial, dentre outros, considerando todas as áreas da Biomedicina.
Esses conteúdos são trabalhados nas disciplinas ao longo do curso e para avaliar o aprendizado e incentivar os alunos a continuarem estudando e relembrando conteúdos de períodos anteriores, foi instituído o SABI (criado em 2009-2 também pelos professores que compõem o NDE).
As questões tem o objetivo de avaliar os conteúdos e para não prejudicar nenhum aluno, a prova é corrigida de forma diferente para cada período, priorizando as disciplinas e conteúdos que já foram vistos pelos alunos. Dessa forma, todos tem acesso ao estilo de prova do ENADE, todos são avaliados, todos podem saber como estão EM RELAÇÃO AO QUE JÁ FOI APRENDIDO e a instituição pode assim melhor preparar os seus alunos, para que esses alunos tenham SUCESSO tanto na prova do ENADE quanto nas provas de CONCURSO PARA BIOMÉDICOS.LEMBREM-SE OS PROFESSORES, A COORDENAÇÃO, A DIREÇÃO NÃO TEM O INTUITO DE PREJUDICAR NENHUM ALUNO, MAS TEM A CAPACIDADE DE AVALIAR O QUE É MELHOR PARA OS SEUS ALUNOS E FUTUROS PROFISSIONAIS COM BASE NAS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO E NAS EXIGÊNCIAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
Se ainda existe alguma dúvida, encaminhe para o e-mail da coordenação (coordenacaobiomedicinaunipac@hotmail.com) para que possamos marcar um horário com a turma ou individual e esclarecer as dúvidas.
Vaga para biomédico
O LABORATÓRIO VILA RICA contrata biomédicos para trabalharem em Ipatinga com o seguinte perfil e atributos:
·Formação concluída em Biomedicina
·Experiência em análises microbiológicas de alimento.
·Experiência em análises físico-química de água e efluentes
·Leitura em inglês
·Conhecimento em informática
·Capacidade de interagir com cliente e colegas
·Capacidade de negociação
·Boa dicção
·Os currículos devem conter fotos e experiências profissionais anteriores.
O email para retorno é lilian@laboratoriovilarica.com.br e vilarica@laboratóriovilarica.com.br
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Questão do SABI comentada
Um paciente do sexo masculino, com 14 anos, sentiu-se mal e foi levado à emergência do hospital. O paciente mostrava uma queda no estado geral, cefaléia intensa, vômitos sem náuseas e, ao exame físico, presença de sinais meníngeos. Realizada punção lombar, que mostrou líquor hipertenso e turvo. Exame quimiocitológico: 1250 células com 95% de neutrófilos; 15 mg/DL de glicorraquia e 345 mg/DL de proteínas. A bacterioscopia mostrou a presença de diplococos gram-negativos. Assinale a alternativa correta, em relação ao caso acima.
Comentário:
A alta prevalência de neutrófilos (95%) no líquor sugere uma infecção bacteriana aguda, o que juntamente com a glicorraquia (concentração de glicose no líquor) baixa (<40 mg/dl) e à alta concentração de proteínas no líquor sugerem meningite bacteriana. A bacterioscopia mostrou a presença de diplococos gram-negativos, características da Neisseria meningitidis, portanto se trata de uma meningite meningocócica.
Alternativas:
letra A) Os exames solicitados estão aquém do necessário para estabelecer uma conduta terapêutica segura.
FALSO. Os exames permitem concluir que a causa é uma meningite meningocócica.
letra B) Se a bacterioscopia mostrasse a presença de diplococos gram-positivos, o diagnóstico seria de meningite por H. influenzae.
FALSO. H. influenzae é um cocobacilo gram-negativo.
letra C) A cito-química do líquor é característica das meningites bacterianas e a bacterioscopia sugere o diagnóstico de meningite pneumocócica.
FALSO. A bacterioscopia detectou a presença de diplococos gram-negativos, e a meningite pneumonócica é causada principalmente pelo Streptococcus pneumoniae, uma bactéria gram-positiva.
letra D) As alterações do líquor são características das meningites bacterianas e a bacterioscopia sugere o diagnóstico de meningite meningocócica.
CORRETO.
Questão comentada pelo Professor Henrique
Questões do SABI comentadas
Em Microbiologia Clínica, no setor de bacteriologia, várias infecções bacterianas podem ser diagnosticadas por exames como Coproculturas, Hemoculturas, Uroculturas, Cultura de LCR, Cultura de Feridas e Abscessos.
Enumere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
Doença Agente Etiológico
(1) Disenteria Bacilar ( ) Shigella disenteriae
(2) Hanseníase ( ) Mycobacterium tuberculosis
(3) Tuberculose ( ) Neisseria gonorrhoeae
(4) Sífilis ( ) Bordetella pertussis
(5) Cólera ( ) Clostridium tetani
(6) Úlcera gástrica ( ) Helicobacter pylori
(7) Tétano ( ) Vibrio cholerae
(8) Coqueluche ( ) Treponema pallidum
(9) Gonorreia ( ) Mycobacterium leprae
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A) 1, 2, 3, 9, 8, 7, 5, 6 e 4.
B) 7, 1, 3, 9, 8, 5, 4, 2 e 6.
C) 7, 2, 4, 3, 6, 5, 1, 9 e 8.
D) 1, 3, 9, 8, 7, 6, 5, 4 e 2.
Resposta LETRA D
(1) Disenteria Bacilar - Shigella disenteriae – bastonete Gram negativo
(2) Hanseníase - Mycobacterium leprae – bacilo álcool ácido resistente – pertence ao gênero das micobactérias
(3) Tuberculose - Mycobacterium tuberculosis – bacilo álcool ácido resistente – pertence ao gênero das micobactérias
(4) Sífilis - Treponema pallidum - morfologia: espiroquetas
(5) Cólera - Vibrio cholerae - bastonete Gram negativo - causa infecção do trato gastrointestinal
(6) Úlcera gástrica - Helicobacter pylori – bactéria Gram-negativa - infecta a mucosa do estômago humano. Muitas úlceras pépticas, alguns tipos degastrite e de cancro do estômago são causados pela infecção por H. pylori, apesar de a maioria dos humanos infectados nunca chegar a manifestar qualquer tipo de sintomatologia e/ou complicação relacionada com a bactéria.
(7) Tétano - Clostridium tetani – bastonete Gram-positivo
(8) Coqueluche - Bordetella pertussis - cocobacilo Gram-negativo –doença altamente contagiosa
(9) Gonorreia - Neisseria gonorrhoeae - Coco Gram-negativo, oxidase positivo
Comentado pela professora Mariana
Monitoria 2013-1
Seja um monitor e receba um certificado de monitoria no final do semestre.
O certificado será emitido somente para os alunos aprovados na monitoria e que entregarem o relatório de suas atividades na coordenação.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Vaga para Biomédico - Uberaba-MG
·Formação concluída em Biomedicina
·Experiência em coleta de sangue adulto e infantil, coleta de secreções, fungos e lesões.
·Experiência em urinálise, parasitologia, hematologia e bioquímica.
·Conhecimento em informática
·Capacidade de interagir com cliente e colegas
·Capacidade de negociação
·Boa dicção
·Os currículos devem conter fotos e experiências profissionais anteriores.
O email para retorno é aloysioneves@laboratoriovilarica.com.br
Meios de cultura
ÁGAR CLED
Meio de cultura em placa Cistina Lactose Eletrólito Deficiente para semeadura de urina
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O meio de cultura CLED (Cistina Lactose Eletrólito Deficiente) tem por finalidade isolar, quantificar e identificar presuntivamente os principais uropatógenos. A quantidade restrita de eletrólitos previne o crescimento em véu (swarming) típico de algumas cepas de Proteus mirabilis. Bactérias que fermentam a lactose diminuem o pH do meio produzindo colônias amarelas, enquanto as colônias lactose-negativas se apresentam azul-esverdeadas (semelhantes à coloração original do meio).
ÁGAR CHOCOLATE SUPLEMENTADO
Meio de cultura para isolamento de bactérias exigentes
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Meio de cultura rico, adicionado de sangue de cavalo desfibrinado estéril em temperatura adequada para lise das hemácias e liberação de componentes essenciais para cultivo e isolamento de microrganismos fastidiosos. Além destes fatores naturais do sangue, é adicionado ao meio o suplemento VX para otimizar a recuperação de bactérias exigentes e/ou estressadas. É portanto indicado principalmente para isolamento de neisserias e hemófilos presentes em amostras não potencialmente contaminadas, como líquido cefalorraquidiano e outros líquidos corporais normalmente estéreis, e caldos de hemocultivo onde foi detectada evidência de crescimento bacteriano.
ÁGAR ENTÉRICO DE HEKTOEN
Meio de cultura seletivo diferencial para isolamento de enterobactérias em coprocultura
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O ágar entérico de Hektoen tem por finalidade isolar os principais microrganismos gram-negativos enteropatogênicos, especialmente as enterobactérias Salmonella e Shigella de amostras de fezes. Também permite visualizar a fermentação da lactose por enterobactérias, possibilitando sua divisão em dois grupos: fermentadores da lactose (p.ex.: coliformes) e não fermentadores da lactose (p.ex.: Salmonella e Shigella). O meio contém também os carboidratos sacarose e salicina, que são fermentados mais facilmente que a lactose, agilizando a diferenciação das bactérias fermentadoras. A produção de gás sulfídrico é evidenciada pela presença de citrato férrico amoniacal e tiossulfato de sódio no meio, produzindo coloração negra no centro das colônias de enterobactérias produtoras de H2S.
AGAR MACCONKEY
Meio de cultura para isolamento de bactérias gram-negativas
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O ágar MacConkey tem por finalidade isolar e diferenciar os principais microrganismos gram-negativos encontrados nas diferentes amostras clínicas e ambientais, especialmente as enterobactérias isoladas de urina e fezes, bem como de água, alimentos, produtos Farmacêuticos e cosméticos. O meio contém cristalvioleta e sais biliares para inibir microrganismos gram-positivos e favorecer o crescimento de gram-negativos. A presença de lactose permite a diferenciação inicial das bactérias isoladas em fermentadoras e não-fermentadoras da lactose, útil para o reconhecimento de coliformes e enteropatógenos como Salmonella e Shigella.
ÁGAR MANITOL
Meio de cultura seletivo para isolamento de estafilococos patogênicos
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O ágar manitol contém alta concentração de sal, o que inibe o crescimento da maioria das bactérias, com exceção dos estafilococos. Staphylococcus aureus cresce de maneira excelente neste meio, produzindo colônias com zonas amarelas devido à fermentação do manitol. Estafilococos coagulase-negativos (não patogênicos) produzem colônias pequenas sem mudança de coloração do meio ao redor.
ÁGAR THAYER MARTIN
Meio de cultura para isolamento de espécies patogênicas de Neisseria
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O ágar Thayer Martin (TM) tem por finalidade isolar neisserias patogênicas, especialmente Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidis, a partir de amostras clínicas contendo microbiota mista. O meio possui antibióticos capazes de inibir o desenvolvimento de bactérias contaminantes bem como de neisserias saprófitas. O suplemento seletivo adicionado ao meio é constituído de vancomicina (ativo contra bactérias gram-positivas), colistina (inibidor de bactérias gramnegativas) e nistatina (antifúngico).
Fonte: Newprov
domingo, 24 de fevereiro de 2013
Aplicação do SABI
Haverá aula nesse dia para o primeiro período.
Para os alunos que estiverem fazendo o SABI 7, ninguém poderá sair da sala antes das 20h30min. O professor que estiver aplicando a prova deverá comunicar isso no início da prova.
O SABI terá valor de 12 pontos.
O aluno que perder não poderá fazer a prova em outra data.
Veja a relação de salas onde será aplicado o simulado e professores responsáveis. Os professores estarão em sala aplicando o simulado em seus respectivos horários de aula.
1º período - NÃO FARÁ O SIMULADO, HAVERÁ AULA NORMALMENTE
2º período e 8º período - SALA 12 Omega - Prof Paulo Henrique (19h às 20h30) e Profa Camila (20h50 Âs 22h30)
3º período - SALA 16 ANEXO - Prof. Leider (19hás 19h45), Profa Laura (19h45 às 20h35) e Maria Cecília (22h50 às 22h30)
4º período e 7º período - SALA 14 ANEXO - Profa Márcia Alves (19h às 20h30) e Prof Helton (20h50 Âs 22h30)
5º período e 6º período - SALA 19 ANEXO - Profa Camila (19h às 20h30) e Profa Laura (20h50 Âs 22h30)
sábado, 23 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Anticoagulantes
São substâncias que evitam a coagulação do sangue.
Os tubos estão disponíveis em uma variedade de tipos e tamanhos. As tampas coloridas demonstram claramente qual o anticoagulante contido no tubo, ou se não há anticoagulante.
A escolha do anticoagulante e da sua quantidade é importante. Escolhido impropriamente interfere com as investigações bioquímicas como o EDTA potássico na dosagem do potássio e o oxalato de amônio na dosagem da uréia. O excesso de anticoagulante líquido dilui o sangue interferindo nas determinações quantitativas.
Alguns anticoagulantes se prestam melhor à hematologia pelas suas propriedades conservadoras da morfologia celular e dos componentes do plasma, especialmente os fatores da coagulação.
O EDTA é o anticoagulante mais utilizado para a rotina hematológica pois, respeitada a proporção de 0,1 mL de EDTA para 5 mL de sangue e a adequada refrigeração da amostra, não acarreta em alterações na morfologia celular. Este anticoagulante reage através de seus dois radicais ácidos com o cálcio plasmático, formando um quelato, tornando-se insolúvel.
O Fluoreto de sódio é o anticoagulante indicado para determinação da glicose, impedindo o metabolismo deste açúcar pelas hemácias e leucócitos, através da inibição in vitro de enzimas da via glicolítica destas células. Embora não seja exatamente uma substância anticoagulante, ao quelar o cálcio plasmático, leva à formação de sais insolúveis, o que impede a formação de coágulos. Não é indicado para a realização do hemograma.
A Heparina ativa a antitrombina III, que então inibe a atividade de diversos fatores da coagulação, incluindo a trombina, tendo atividade anticoagulante por no máximo oito horas. Não é indicado para realização de hemograma, pois altera características morfológicas e coloração dos leucócitos com os corantes de rotina e permite a formação de agregados plaquetários. O plasma heparinizado serve para a realização da gasometria e para algumas dosagens bioquímicas.
O Citrato de sódio é quelante de cálcio, formando sais insolúveis. Utilizado para testes de coagulação, nos quais se adiciona cálcio ao plasma para permitir a atividade das enzimas da coagulação. Devido à sua baixa toxicidade, é indicado como anticoagulante para transfusões.
O tubo sem anticoagulante serve para obtenção de soro sanguíneo, amostra utilizada na maioria das determinações bioquímicas e também em testes sorológicos.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Minicurso de Hematologia
2⁰ Ciclo de Bioatualidades e Outras Culturas
A educação vem sofrendo mudanças, adotando diretrizes que privilegiam a formação do cidadão-biomédico em lugar do técnico-biomédico. Além da preocupação técnica e visão de progresso, tende a se preocupar com as questões humanísticas, vislumbrando a formação de cidadãos-profissionais preocupados com as questões sociais e ambientais, em que o técnico articula-se com o humano e o social. As propostas curriculares não devem se pautar somente pela transmissão de conhecimentos em grande quantidade, mas pela criação de conhecimento, aquisição de habilidades e valores de qualidade para o homem que se deseja formar.
A renovação pedagógica consiste numa mudança de mentalidade sobre seu papel como docente ou formador, por isso SEJA UM PROFESSOR EDUCADOR QUE VAI COLABORAR PARA QUE AQUELE JOVEM APRENDA A SER UM PROFISSIONAL COMPETENTE E COMPROMISSADO COM O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE EM QUE VIVE.
ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O CICLO DE BIOATUALIDADES E OUTRAS CULTURAS
Os alunos deverão montar uma apresentação de 25 minutos sobre o tema do seu grupo e o professor tutor deverá orientá-los na execução. Esses temas são cobrados nas questões de formação geral do ENADE e a coordenação junto com o NDE (Núcleo docente estruturante) definiu esse 2° Ciclo de Bioatualidades e Outras Culturas como uma forma de trabalhar com esses conteúdos.
A apresentação deverá ser realizada em Power-point usando artigos científicos como referência.
Os tutores deverão encaminhar para a coordenação a composição de cada grupo e os subtemas para que seja feito as fichas de avaliação até o dia 30 de abril de 2013.
Serão distribuídos 10 pontos para todas as disciplinas que serão avaliados da seguinte forma:
Apresentação do tema – valor 4 pontos (todos os alunos do grupo deverão saber o trabalho, haverá um sorteio na hora para definir quem irá apresentar o trabalho). A nota do grupo será dada pela apresentação desse aluno. Caso os demais alunos do grupo queiram complementar, isso poderá ser feito, não podendo o aluno iniciar a apresentação novamente. Haverá uma banca avaliadora composta por professores do curso de Biomedicina, os quais julgarão a estrutura dos slides, o conteúdo e a apresentação. O CD com as apresentações dos grupos de cada período deverá ser entregue antes na coordenação (até o dia 15 de maio de 2013). Quem não entregar na data, não poderá exibir os slides, porém poderá apresentar o trabalho.
Presença - valor 2 pontos - Será passado uma lista de presença em qualquer horário dos dias de apresentação, para obter nota, o aluno deverá ter 100% de frequência nos dias de realização do 2° Ciclo de Bioatualidades e outras culturas. A lista será passada uma vez e se o aluno não estiver presente não poderá assinar.
Relatório – valor 2 pontos. O aluno deverá entregar uma resenha sobre qualquer um dos temas apresentados no 2° Ciclo de Bioatualidades, exceto o tema que foi apresentado pelo seu grupo. A resenha deverá ter no máximo 500 caracteres. O relatório deverá ser entregue pelo representante de cada sala (todos os trabalhos), no dia 3 de junho de 2013.
Simulado – valor 2 pontos. Haverá um simulado com questões (20) sobre o Ciclo de Bioatualidades e outras culturas que será aplicado no dia 24 de maio de 2013, no horário das 21h às 22h30min da sexta-feira. O aluno que não estiver presente não poderá fazer o simulado em outra data.
Temas Gerais e Tutores por período:
Atenção: o número de grupos não poderá sofrer alteração por período
1° período – 4 grupos – Professora tutora: MSc. Vanusa Alves Viana (número de alunos: XX )
Temas:
1- Arte, cultura e filosofia
2- Mapas geopolíticos e socioeconômicos
3- Globalização
4- Relações de gênero
2° período – 4 grupos –Professores tutores: MSc. Claudiney Rocha Candido e Dra. Hosana Maciel Velani (número de alunos: 21 )
Temas:
1- Ecologia
2- Biodiversidade
3° período – 6 grupos – Professor tutor: MSc. Leider Roberto Bento Teixeira (número de alunos: 46) e MSc. Rafael Quirino Moreira
Temas:
1- Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão
2- Exclusão e minorias
3- Redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor
4° período – 2 grupos – Professores tutores: MSc. Claudiney Rocha Candido e Ana Paula de Souza Paixão (número de alunos: 14)
Temas:
1- Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável (Claudiney)
2- Terrorismo (Ana Paula)
5° período – 3 grupos – Professor tutor: Esp. Helton Resende Silva (número de alunos: 16)
Temas:
1- Avanços tecnológicos
2- Inclusão e exclusão digital
3- Propriedade intelectual
6° período – 2 grupos – Professoras tutoras: MSc. Laura Fontes Tomaz Finotti (número de alunos: 11)
Temas:
4- Violência
5- Relações de trabalho
7° período – 3 grupos – Professora tutora: Esp. Camila Garcia Moschiar Canevarolo (número de alunos: 19)
Temas:
1- Vida urbana e rural
2- Democracia e cidadania
3- Mídias e tratamento da informação
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Horários de Quinta e sexta-feira
Coloco os horários de aula de hoje e amanhã.
1 período - não haverá aula
2 período
3 período
4 período - não haverá aula quinta-feira, somente sexta feira.
5 período
6 período
7 período - não tem aula quinta e sexta-feiras.
8 período - não haverá aula
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Calendário 2013/1
Caros alunos,
No outro calendário não está aparecendo os recessos. Não sei por qual motivo quando posto não aparece. Resolvi postar como imagem.
Não haverá aula na semana do dia 11 ao dia 16/02/2013.